SEFIP - Como gerar a declaração dos dados da Folha

Veja a seguir o procedimento necessário para enviar os dados da Folha para o sistema SEFIP:

  1. Certifique-se que o SEFIP está instalado;

    Para confirmar se o SEFIP está instalado, basta clicar no botão Iniciar do Windows, selecionar o item Executar, preencher o campo 'Abrir' com C:\Arquivos de programas\CAIXA\SEFIP\Sefip.exe e clicar no botão OK.

    Caso queira instalar o SEFIP, clique aqui para visualizar instruções para a instalação.

    Nota: caso queira processar o SEFIP em outra máquina, basta salvar o arquivo SEFIP.RE em um destino que poderá ser lido por essa outra máquina (em um disquete, por exemplo). Nesse caso, desconsidere os itens 3 e  4, também no item 10, será necessário especificar o destino desejado. 

  2. Acesse o sistema de Folha de Pagamento, clique no menu Ferramentas e selecione Opções;

  3. Nessa tela, na lista à esquerda, selecione o item Analisadores Externos, depois, no bloco à direita, preencha o campo SEFIP com o endereço: C:\Arquivos de programas\CAIXA\SEFIP\Sefip.exe e clique no botão OK;



    Obs: Isso fará com que o sistema SEFIP seja executado automaticamente após a gravação do arquivo SEFIP.RE.
    Essa informação ficará gravada, portanto não será necessário efetuar esse processo novamente.

  4. Clique no menu Exibir, selecione IR para | Seleção, marque quem participará do arquivo SEFIP (Exemplo: Empresa Corrente) e clique no botão OK;

  5. Clique no menu Cálculos, selecione Folha de Pagamento e clique no botão Iniciar;

  6. Clique no menu Relatórios, selecione Guias e Declarações | SEFIP, preencha a tela de acordo com o tipo de declaração que será efetuada e clique no botão Iniciar;



    Veja a seguir detalhes sobre alguns campos:

    Cód. Recolhimento: essa informação especificará o Tipo de recolhimento/declaração que será efetuado (Exemplo: 150-cessão de mão-de-obra; 155-cosntrução civil). Só pode haver um único código de recolhimento para cada arquivo SEFIP.RE gerado.

    Obs: nas movimentações com código 150 (Cessão de mão-de-obra) ou código 155 (obra de construção civil), o setor administrativo (movimentado através do código 115) poderá ser movimentado em um único arquivo, bastanto para isso, criar um Tomador (em 'Tabelas | Departamentos', com "Tipo Tomador: 2-Cessão de mão de obra") para a própria empresa e vincular os funcionários do setor administrativo a esse Tomador.

    Veja detalhes sobre esse tipo de movimentação no menu Ajuda do sistema SEFIP, em 'Ajuda do SEFIP | Conteúdo | SEFIP | Capítulo III - Informações Financeiras' no tópico "1.2.1 - Quando utilizar cada código". 

    Forma Pagto: No Prazo ou Em Atraso.

    Obs: para o recolhimento em atraso será necessário preencher o campo "Previsão para pagamento" e também, será necessário atualizar as tabelas de índices no sistema SEFIP. 

    Modalidade: essa informação identificará o recolhimento, a declaração, a retificação e/ou confirmação de informações.

    Obs: nos casos em que serão movimentados apenas Contribuintes Individuais (Pró-labores e/ou Autônomos) esse campo deverá ser preenchido com o código "1- Declaração ao FGTS e à Previdência".

    Empresa responsável: corresponde à empresa que será declarada como "Responsável" pela entrega do arquivo.

    Obs: para definir qual empresa ficará como responsável por todas às declarações, selecione no menu Ferramentas o item 'Opções | Gerais' e informe a empresa desejada no campo "Empresa Responsável - Código".

    Agrupar Empresas sob código: só deverá ser preenchido caso queira juntar em uma única empresa todos os funcionários de outras empresas.

    Destino do arquivo SEFIP.RE: o sistema preencherá automaticamente esse campo com "C:\Arquivos de programas\CAIXA\SEFIP" ou com "C:\Arquivos de programas\Quarta\Saida", porém ele poderá ser modificado a qualquer momento, ou seja, o arquivo SEFIP.RE poderá ser gravado em qualquer destino, sendo que, esse mesmo endereço deverá ser solicitado no momento da importação da Folha no sistema SEFIP.

     

Nesse momento o arquivo SEFIP.RE será gerado e apresentado em tela, em seguida, o sistema SEFIP será acessado automaticamente, então, bastará Importar Folha para o sistema SEFIP e efetuar os demais procedimentos nesse sistema até obter a guia para o pagamento do FGTS.

Arquivo de LOG: quando a mensagem "O arquivo SEFIP.RE foi finalizado, mas, alguns problemas foram encontrados e um arquivo de log foi gerado para registrar essas ocorrências..." é apresentada, significa que foram encontradas algumas informações fora do padrão normal de declaração (Compensações, Recolhimentos Anteriores, Bases lançadas manualmente, entre outros), portanto, não significa necessariamente que existe algum erro no arquivo, mas sim uma maneira de chamar a atenção para alguma situação específica. Se existir algum erro de fato, isso será apresentado pelo sistema SEFIP através do relatório de Inconsistências.


Veja a seguir como efetuar algumas funções no sistema SEFIP:

Veja também: