Entendendo a Tela de Cálculo do Adiantamento Salarial

 

Veja detalhes dos campos que compõem a tela de Cálculo de Adiantamento:


Cálculo Definitivo

Esta opção NÃO deve ser marcada no primeiro momento do cálculo, porque ela se refere à gravação deste cálculo, que deve ocorrer somente após a impressão de todos os relatórios referentes ao adiantamento (Folha, recibo de pagamento, DARF, relação bancária, etc.).

Quando ela for executada, o sistema gravará na tela de Lançamentos o evento "165-Adiantamento" para descontar o que foi pago ao funcionário como adiantamento salarial e também, para as empresas "Regime Caixa", acumulará os valores gerados no cálculo do adiantamento (adiantamento e IR) na 'Ficha Financeira | IR Salários'.

Portanto, primeiro deve ser feito apenas uma simulação do cálculo (clicando no botão Iniciar) e em seguida, a impressão e a conferência dos relatórios (folha, recibos e DARF) e "somente depois" que o resultado desejado for obtido, esse cálculo deve ser repetido marcando a opção "Cálculo Definitivo" e as mesmas opções solicitadas na simulação para que o cálculo do adiantamento seja concluído. 

Sempre que o "cálculo definitivo" for executado, o sistema gravará o evento "165-Adiantamento". Quando esse evento já existir na tela de Lançamentos, o sistema apresentará uma mensagem solicitando a confirmação da soma desse novo valor ao valor já existente, ou seja, é possível efetuar vários pagamentos para a mesma competência, já que a cada cálculo definitivo os novos valores serão acumulados.

Para as empresas que apresentam desconto de IR no adiantamento (regime Caixa), é imprescindível que se faça um backup (cópia de segurança). Em função disso, ao marcar a opção ´Cálculo Definitivo' a tela habilita automaticamente a opção de backup e indica o nome do arquivo que será salvo:

 

Você pode compactá-lo e não incluir as fotos para que o arquivo de backup fique mais leve.

O backup também pode ser realizado através do menu 'Ferramentas | Banco de Dados | Backup'. Esta cópia de segurança só deverá ser usada caso seja necessário refazer a folha de adiantamento.


Percentual de Adiantamento

Esse campo deve ser preenchido com a "porcentagem que a maioria dos funcionários recebem de adiantamento", que costuma ser de 40%.

Para os funcionários que recebem porcentagens diferentes ou valores específicos será necessário estabelecer um Adiantamento Personalizado por Funcionário


Utilizar lista de Eventos

Esta opção só deve ser marcada caso existam outros eventos de vencimento ou desconto que devarão participar do cálculo do adiantamento, não sendo necessário especificar os eventos que o próprio sistema gera neste cálculo (eventos: 006-Adiantamento; 162-IRRF; arredondamentos).

Veja instruções no tópico Acrescentar outros eventos à Folha de Adiantamento


Regime Caixa

Todas as empresas que estiverem com o campo "IR no adiantamento (regime Caixa)" marcado em 'Tabelas | Empresas | Complemento' devem ficar atentas às seguintes opções:

Veja mais instruções sobre esse assunto no tópico IR no Adiantamento (Empresa regime Caixa)