Adiantamento Personalizado por Funcionário

Para os funcionários que recebem porcentagens diferentes ou valores específicos convém estabelecer um adiantamento personalizado através da tela de Mais Cadastro na guia 'Pagamentos/FGTS' no bloco "Adiantamento":

 

O sistema aplicará a primeira opção que estiver preenchida, seguindo a ordem dos campos especificados abaixo:

Não recebe adiantamento salarial: marque esta opção apenas para os funcionários que não recebem adiantamento. Pode ser marcada e desmarcada a qualquer momento.

Percentual: esse campo só deve ser preenchido para o funcionário que recebe uma porcentagem de adiantamento diferente da maioria dos funcionários, ou seja, diferente do percentual que será especificado na tela do 'Cálculo de Adiantamento'.

Exemplo: o funcionário receberá "25%" enquanto todos os outros receberão "40%". Portanto esse campo será preenchido apenas para esse funcionário enquanto que, para os demais, o percentual será aplicado através do campo "Percentual de Adiantamento" da tela do cálculo do adiantamento.

Valor fixo: caso o funcionário não receba adiantamento por porcentagem, mas sim um valor fixo, acrescente este valor nesse campo. Este valor pode ser alterado ou zerado a qualquer momento.

Fórmula: quando o funcionário tem alguma particularidade no cálculo de seu adiantamento, podemos criar uma fórmula para apurar o resultado desejado. 

Exemplo: o funcionário recebe 40% de adiantamento salarial sobre o salário dos dias trabalhados + comissões sobre vendas, então, criaríamos a seguinte fórmula: C002+C008*0,4
onde,
        C002: salário dos dias trabalhados
        C008: comissões
        0,4: percentual aplicado sobre a base apurada (C002+C008)

Quando na tela de Lançamentos existir o evento "006-Adiantamento" o sistema não levará em consideração as opções descritas acima, ou seja, ele considerará o valor estabelecido para esse evento (006-adianetamento) mesmo que o valor seja "0,00".

O evento "006-Adiantamento" só aparecerá na tela de Lançamentos quando for acrescentado manualmente pelo usuário ou quando corresponder ao resultado da gravação das férias, dependendo do período e forma de pagamento dessas férias.