Lançamentos Individuais

É nesta tela que será informada toda a movimentação financeira do mês para o funcionário, tais como salário, horas extras, faltas, enfim, tudo aquilo que será lançado para ser acrescentado ou reduzido do salário (vencimentos e descontos).

Para tanto, devemos, nesta tela, lançar os eventos que estão na Tabela de Eventos. Há uma grande quantidade de eventos já criados, no entanto, é possível que se crie novos eventos (tanto de vencimento quanto de desconto ou base). (Veja mais sobre Tabelas de Eventos)

Você tem três formas de abrir a grade de lançamentos:

  1. no menu  Funcionários, selecione Lançamentos Individuais;
  2. pressionando Ctrl+L; ou,
  3. na barra vertical do lado esquerdo de Atalhos, selecione o ícone Lançamentos.

Você tem duas opções para efetuar lançamentos para o funcionário ou grupo de funcionários desejado:

1   Lançando diretamente na grade. Digite ou clique no campo Código e preencha com o número do evento desejado e preencha os outros campos do lançamento de acordo com a situação específica. Pressionando a Tecla "TAB" de seu teclado, o programa preenche alguns campos automaticamente, como Descrição, Tipo e Data.

Ao selecionar o evento para lançamento na grade, são exibidas as marcações de tributação do evento e o tipo do lançamento. Utilize essa ferramenta para conferir as bases de FGTS, INSS ou IRRF.

2  clicando no botão Lançar. Clicando nesse botão será exibida uma janela para Lançamentos em Lote que permite que você efetue lançamentos com maior praticidade para navegação entre funcionários e com maiores detalhes, como lançamentos parcelados por exemplo.

Utilize essa opção se você possui uma planilha de lançamentos dos funcionários.

3  O botão Simular cálculo..., ao lado do botão Lançar, serve para fazer uma "simulação" do cálculo da folha. Mas lembre-se, para calcular a folha de fato, você deve ir até o menu "Cálculos | Folha de Pagamento".

A Tela de Lançamentos Individuais é composta por 8 colunas, descritas a seguir:

  1. Código: Nesta coluna deve ser digitado ou selecionado o código do evento a ser lançado para o funcionário. Clicando na setinha que surge nesse campo, você poderá visualizar a tabela de eventos integralmente e também poderá verificar o Tipo (se é Dias, Horas ou Valor) e as tributações de cada evento (IRRF, FGTS e INSS).
  2. Descrição: Esse campo traz a descrição do código escolhido. Não é necessário digitar, basta pressionar a tecla "Tab" de seu teclado que o sistema preenche automaticamente.
  3. Tipo: Existem dois tipos: Temporário e Permanente. O temporário deve ser utilizado para eventos que variam de mês a mês. O permanente deve ser usado para um evento que se repita todo mês, para que você não precise lançar todos os meses o mesmo evento para o funcionário.
  4. Data: Mês e ano em que ocorrerá o evento. Se você preencher com a data de competência, esse evento será calculado na folha da competência. Neste campo você pode "programar" eventos para os meses seguintes, basta lançar o evento e preencher com a data de quando você quer que aquele evento seja acrescido ou descontado do salário do funcionário.
  5. Ref: Este é o campo Referência. Aqui é lançada a quantidade para o evento.
    Por exemplo: se o funcionário é mensalista, no CÓD 002: SALÁRIO, o campo Ref vai trazer os dias trabalhados (30 se ele tiver trabalhado o mês inteiro). Se o funcionário for horista, o campo Ref trará, nesse caso, o número de horas trabalhadas. Essa informação é retirada do campo "Tipo" de cada evento na "Tabela de Eventos".
    Esse campo não precisa ser preenchido para todos os casos.
  6. Vencimentos: Neste campo é colocado o valor dos eventos de vencimento (001 a 159). Esse valor pode ser preenchido automaticamente pelo programa (pressionando a tecla "Tab" de seu teclado) ou pode ser inserido manualmente.
  7. Descontos: Neste campo é colocado o valor dos eventos de desconto (161 a 269). Esse valor pode ser preenchido automaticamente pelo programa (pressionando a tecla "Tab" de seu teclado) ou pode ser inserido manualmente.
  8. Bases: Neste campo é colocado o valor dos eventos de base (a partir de 271). Esse valor pode ser preenchido automaticamente pelo programa (pressionando a tecla "Tab" de seu teclado) ou pode ser inserido manualmente.