Como trabalhar com o SEFIP

Neste tutorial você verá em 5 passos o que é necessário para declarar/recolher o FGTS.

1º Passo: Executar o programa SEFIP através da Folha de Pagamento:

  1. Acesse o sistema de Folha de Pagamento;
  2. Clique no menu Ferramentas | Opções | Analisadores Externos;
  3. Preencha o campo SEFIP com:
    C:\Arquivos de programas\CAIXA\SEFIP\Sefip.exe
    Obs: esse caminho corresponde ao sistema SEFIP Plataforma Gráfica (Windows), mas para quem utiliza a SEFIP para DOS o caminho será: C:\CAIXA\SEFIP\Sefip.exe
  4. Clique no botão <OK>.

Essa informação ficará gravada, por isso não será necessário efetuar esse processo novamente.
Certifique-se de que o sistema SEFIP está instalado e atualizado.
Clique aqui para saber qual é a versão atual do SEFIP.

2º Passo: Gerar o arquivo SEFIP.RE (dados da Folha):

  1. Na Folha de Pagamento especifique no campo Seleção quem participará da declaração para a SEFIP. Se você optar por "Empresa corrente", selecione no campo Empresa a empresa com a qual deseja trabalhar;
  2. Clique no menu Cálculos | Folha de Pagamento e clique no botão <Iniciar>;
  3. Clique no menu Relatórios e selecione Guias e Declarações | GFIP-SEFIP;
  4. Preencha a tela de acordo com o tipo de declaração que será efetuada;

    1. Se estiver "No prazo": continue seguindo as instruções abaixo normalmente;
    2. Se estiver "Em atraso": vá para a etapa Atualizar Tabela (5º Passo desse Tutorial).

  5. Verifique o endereço de Destino do Arquivo SEFIP.RE, que deve estar no seguinte caminho: C:\Arquivos de programas\CAIXA\SEFIP\
  6. Clique no botão <Iniciar>.

O arquivo SEFIP.RE será mostrado em tela como se fosse um relatório normal e o programa SEFIP será executado.

3º Passo: Operações com o SEFIP:

  1. No menu do sistema SEFIP selecione Arquivos | Importar Folha;
  2. Localize o arquivo SEFIP.RE que foi gerado na Folha de Pagamento no caminho:
    C:\Arquivos de programas\CAIXA\SEFIP\
    e clique duas vezes sobre ele para abrí-lo.

    Nesse momento será feita a importação/validação do arquivo SEFIP.RE.Se tudo correr bem, vá direto para o item 3. Se existirem erros no arquivo importado, prossiga da seguinte forma:

    1. Na tela onde o erro está sendo acusado, peça para visualizar o relatório de inconsistências para identificar o problema;
    2. Feche o programa SEFIP;
    3. Acesse a Folha de Pagamento e corrija as inconsistências;
    4. Gere um novo arquivo SEFIP.RE (para tanto, repita o 2º passo deste passo-a-passo).
    5. Se o arquivo SEFIP.RE for importado/validado com sucesso, siga de acordo com o próximo item.

  3. Clique no botão <Executar>
  4. Prossiga confirmando cada mensagem apresentada até chegar na tela "Geração de arquivo Saída (Disquete/HD)";
  5. Informe o meio de apresentação dos dados (Disquete ou Transmissão de Dados). Escolha qual das duas opções você deseja e clique no botão <Salvar>.

    Nesse momento será gravado, no destino escolhido, o arquivo "SEFIPCR.RE" que é utilizado para informar os dados da movimentação efetuada e que deverá ser transmitido para a CEF via Internet através do sistema Conectividade Social (para saber mais a respeito desse programa, vá até o 4º Passo deste Tutorial).

Após a gravação do arquivo "SEFIPCR.RE" será possível imprimir o comprovante de recolhimento (GFIP) e outros relatórios.

4º Passo: Transmitir o arquivo para a CEF (Conectividade Social)

Se você ainda não possui o sistema Conectividade Social, o mesmo está disponível para download em nosso site (www.quarta.com.br) e você pode baixá-lo de forma gratuita, seguindo o seguinte caminho: Download | Aplicativos do Governo | SEFIP/GFIP | Conectividade Social | Instalação Completa.

Aparecerá um ícone em seu desktop ou área de trabalho. Clique duplamente sobre ele para abrí-lo e siga as instruções do Conectividade.

Tendo o programa instalado, siga os seguintes passos:

  1. No sistema Conectividade Social selecione o item Operações com o SEFIP;
  2. Selecione Envio de RE, clique em Adicionar e localize o arquivo SEFIPCR.RE;
  3. Prossiga de acordo com as instruções mencionadas nas telas que serão apresentadas até concluir a transmissão do arquivo.

5º Passo: Atualização da Tabela de Índice para recolhimento do FGTS em atraso

  1. Se você estiver gerando a SEFIP para pagamento em atraso, altere o campo “Forma Pagamento FGTS” de 1 - NO PRAZO para 2 - EM ATRASO e, no campo “Previsão para Pagamento”, informe a data prevista para pagamento. Clique em <Iniciar>.
  2. No sistema da SEFIP, confira se sua tabela está ou não atualizada, da seguinte forma: Clique em Ajuda | Sobre o SEFIP. Confira se a data que está sendo mostrada nesse campo de informações engloba a data na qual você pretende efetuar o pagamento.

    1. Se a data confere, é só clicar em Arquivo | Importar a Folha e dar   continuidade às informações do 3º passo deste passo-a-passo;
    2. Se a data não confere, vá até o nosso site (www.quarta.com.br) em Download | Aplicativos do Governo | SEFIP/GFIP | Tabelas... | Índices para FGTS... Peça para salvar em seu Desktop ou Área de trabalho. Será criado um ícone em seu Desktop (exemplo: TF200507.exe). Dê um duplo clique nele para descompactar os arquivos INDICE.001 e INDICE.TXT.

  3. Agora volte para o programa da SEFIP e clique em Ferramentas | Carga de Tabelas | Índices FGTS. Selecione o arquivo INDICE.TXT e Clique em <Abrir>. Após o carregamento ter sido feito com sucesso, finalize clicando em <OK>.
  4. Volte a conferir se a sua tabela está atualizada, em Ajuda | Sobre o SEFIP.
  5. Se sim, dê continuidade ao 3º Passo deste Tutorial.