Seleção

O campo seleção, localizado na barra de ferramentas, serve para selecionar o funcionário ou grupo de funcionários com o qual se deseja trabalhar naquele momento.

Existem duas formas de exibir a tela de seleção:

  1. Na barra de ferramentas, clique na seta para baixo que está ao lado direito do campo seleção (figura abaixo) ou
  2. No menu Exibir, clique em Ir para e Seleção.

Veja as possíveis formas de seleção:

Todos

A opção Todos, seleciona tudo: todos os funcionários de todas as empresas do banco de dados em uso. Essa opção é bastante comum para empresas com matriz e filiais no mesmo banco de dados, e possibilita a impressão do total geral (soma de todas as empresas) no final do relatório de folha de pagamento.

Empresa corrente

Essa opção seleciona apenas uma empresa do banco de dados para executar o cálculo e impressão de relatórios do sistema. Caso você tenha diversas empresas cadastradas num mesmo banco de dados, e apenas uma já esteja pronta para ser calculada, utilize esta opção.

Funcionário corrente

A opção Funcionário corrente é utilizada para emissão de relatórios individuais como por exemplo: documentos de admissão, avisos e outros.

Pode ser também uma poderosa ferramentas em certos casos. Por exemplo: suponha que você está fazendo a Sefip e os números não estão fechando. Se você acha que o problema está num determinado funcionário, coloque a opção Funcionário Corrente e faça a Sefip só dele. Será bem mais fácil identificar o problema.

Seleção personalizada

A seleção personalizada possibilita ao usuário selecionar um grupo específico de empresas e/ou funcionários. Você pode selecionar funcionários por Cargos, Departamentos, Sindicatos, Matrículas. Pode também selecionar só os Mensalistas ou só os Autônomos.

A seleção pode ser com um intervalo contínuo ou com um intervalo descontínuo.

O intervalo contínuo permite que você selecione de um ponto até o outro. Por exemplo: do Cargo 10 até o 20.

O intervalo descontínuo permite que você faça escolhas aleatórias e para isso o programa utiliza o recurso de listas. Você pode usar uma lista para escolher o que você quer digitando os códigos separados por vírgula.

 

Exemplo:

Vamos supor que temos em nosso banco de dados 30 empresas numeradas de 001 a 030 e apenas as empresa 005 e 017 possuem funcionários horistas. Para lançarmos 183:20 horas normais trabalhadas para seus funcionários, devemos fazer a seguinte seleção:

Tipos de salários: selecionar apenas Horistas.

Marcar a opção Intervalo descontínuo e, na Lista de Empresas, preencher:  5, 17.

nota:
Sempre que você for fazer uma seleção personalizada, o primeiro passo é clicar no botão Padrão na parte inferior do lado esquerdo para limpar a seleção anterior.