Tela de Opções - Ficha Financeira

Esta é a primeira subtela da Tela de Opções, do menu Ferramentas, e é a que aparece por default quando a tela de Opções é aberta.

A Tela Opções - Ficha Financeira é composta por dois blocos de informação. São eles:


Nome para as colunas de uso livre

Na 6º guia da Ficha Financeira, denominada 'Colunas Livres', você pode acrescentar o nome de eventos extraordinários que você deseja que passem a ser armazenados na Ficha Financeira mês a mês, exemplo convênio médico, odontológico etc.

Para nomear essas colunas, basta digitar o nome desejado no número referente à coluna da Ficha Financeira.

Exemplo:

Preenchido dessa forma, a 6º guia da Ficha Financeira ficaria assim:

No entanto, para que o sistema comece a armazenar automaticamente as informações nestas colunas, não basta que você dê nome a elas. É preciso que você faça uma alteração nos eventos em questão. Para tanto, siga os passos:

  1. Acesse o menu Tabelas selecione o item Eventos;

  2. Selecione um dos eventos que você deseja acumular na Ficha Financeira (aqui vamos utilizar como exemplo o evento de convênio médico: CONV. MÉDICO);

  3. Tendo escolhido o evento, há um bloco na tabela de eventos chamado 'Outras Opções'. Preencha o campo 'Acumular na Coluna livre' com o respectivo número da coluna da Ficha Financeira onde este evento foi alocado. No exemplo do CONV. MÉDICO, ele foi alocado na Coluna 2, então este campo deverá ser preenchido com o número 2, ficando assim:

     

     


Esses valores extraordinários são acumulados na ficha financeira para serem informados, por exemplo, na DIRF e Informe de Rendimentos como "Informações Complementares".
Ou seja, aqueles eventos que você quer que sejam informados nas situações acima citadas, você irá incluir na Ficha Financeira.

Rendimentos Isentos

Na 7º guia da Ficha Financeira, denominada 'IR (ajuste Anual)', você deve acrescentar os títulos dos Rendimentos Isentos.

Para inserir os títulos às linhas de Rendimentos Isentos, basta digitar a descrição estabelecida pela Receita Federal para cada linha do bloco de Rendimentos Isentos da Ficha Financeira.

Você pode consultar esses títulos através do sistema PGD da DIRF, no menu "Ajuda" em "Instruções de Preenchimento", o tópico "Ficha Comprovante de Rendimentos | Subficha Rendimentos Isentos".

Exemplo:

Preenchido dessa forma, o bloco de Rendimentos Isentos da 7º guia da Ficha Financeira ficaria assim:

No entanto, para que o sistema comece a armazenar automaticamente as informações nestas linhas, não basta que você dê nome a elas. É preciso que você faça uma alteração nos eventos em questão. Para tanto, siga os passos:

  1. Acesse o menu Tabelas selecione o item Eventos;

  2. Selecione um dos eventos que você deseja acumular na Ficha Financeira (aqui vamos utilizar como exemplo o evento de Aviso Prévio Indenizado);

  3. Tendo escolhido o evento, há um bloco na tabela de eventos chamado 'Outras Opções'. Preencha o campo 'Somar em Rendimentos Isentos, linha nr' com o respectivo número da linha do bloco de Rendimentos Isentos da Ficha Financeira onde este evento foi alocado. No exemplo de Aviso Prévio Indenizado, ele foi alocado na linha 6, então este campo deverá ser preenchido com o número 6, ficando assim:


Veja mais informações sobre a tabela de Eventos em 'Ajuda | Conteúdo | Folha de Pagamento | Tabelas | Eventos'