Relatórios - CAGED/ACI

O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) é gerado automaticamente pelo sistema de Folha de Pagamento QuartaRH através do menu Relatórios | Guias e Declarações | CAGED/ACI. Veja:


PROCEDIMENTO NA FOLHA DE PAGAMENTO:

  1. Acesse a Folha de Pagamento e abra o banco de dados referente ao mês que deseja gerar o arquivo de declaração do CAGED;
  2. Clique no menu Exibir | Ir para | Seleção e marque a opção Todos;
  3. Volte ao menu Exibir | Ir para, selecione Visão, marque Mostrar: Ativos, Afastados, Desligados – No mês e clique no botão Aplicar;
  4. No menu Relatórios | Guias e Declarações, selecione CAGED/ACI, confirme se as informações estão corretas e clique no botão Iniciar.

    . Formulário Comum para CAGED: essa opção permite imprimir/visualizar a movimentação do CAGED em formulário texto invés de gravá-la em arquivo.



    . Arquivo para ACI: opção usada para gravar a movimentação do CAGED em arquivo. O arquivo será gravado com o nome CGEDaaaa.Mmm onde aaaa corresponde ao ano e mm ao mês do banco de dados que está sendo usado para gravar o arquivo. É esse arquivo que será analisado pelo sistema ACI e posteriormente transmitido para o MTE;

    . Arquivo para SECONCI: opção usada para gravar arquivo para cadastrar os funcionários junto ao SECONCI (Serviço Social da Indústria da Construção Civil);

    . Empresa Responsável: esse campo deve ser preenchido com o código da empresa que será declarada como responsável pela entregada do CAGED. As informações cadastradas em Tabelas | Empresas para essa empresa devem ser idênticos aos cadastrados no sistema ACI na tela de Autorizado;

    . Agrupar sob empresa código: essa opção só deve ser usada quando desejar juntar os funcionários de várias empresas em uma única empresa.
    Exemplo: Seleção Personalizada - Intervalo descontínuo - Lista de Empresas: 1,5,6,7,18,32 => Agrupar sob empresa código: 01
    Nesse caso, todos os funcionários das empresas que participaram da seleção personalizada serão agrupados e declarados na empresa 1;

    . Destino do arquivo CAGED: esse campo indica o caminho onde o arquivo CAGED (CGEDaaaa.Mmm) será gravado. Portanto, ao acessar o sistema ACI é esse endereço que deve ser acessado para localizar o arquivo que será analisado. Sugerimos que seja usado o destino: C:\Quarta\Saida\.

OBS: Nesse momento, o arquivo CAGED (CGEDaaaa.Mmm) será gravado, no destino escolhido (Exemplo: C:\Quarta\Saida\), e demonstrado em tela, então, basta fechá-lo.


CONHECENDO A TELA:

Menu 'Relatórios | Guias e Declarações | Caged'

Formulário comum para CAGED: este relatório traz informações sobre o arquivo CAGED que será enviado e serve somente como conferência.

Gravar Arquivo para ACI/CAGED: marque esta opção para o sistema de Folha gerar o arquivo CAGED (CGEDaaaa.Mmm) a ser enviado para o sistema ACI.

Gravar Arquivo para SECONCI (sindicato): empresas do ramo da construção civil podem ter a necessidade de enviar informações de movimentação de funcionários para a Seconci, que é o serviço social da construção civil. Desta forma, basta marcar esta opção para gerar a informação.

Lista de funcionários que já foram informados durante o mês: Este novo campo surge em função da Portaria 1.129/2014, que determina que novos funcionários que estão recebendo seguro desemprego devem ser informados ao Caged no seu primeiro dia de trabalho. No entanto não devem ser informados novamente juntamente com a competência de sua admissão.

Para enviar esses funcionários no primeiro dia de sua admissão, basta cadastrá-los no sistema de Folha, ajustar o campo Seleção para que somente este funcionário saia na declaração e fazer a declaração normalmente. Para mais de um funcionário iniciando no mesmo dia, basta fazer a Seleção Personalizada.

Como estes funcionários já terão sido enviados, então quando você for enviar o Caged da competência em que eles foram admitidos eles não devem fazer parte novamente da informação. Sendo assim, você deve listar as matrículas destes funcionários que já foram previamente enviados neste campo para que eles fiquem de fora da informação ao Caged.

Lembre-se: só devem ser informados ao CAGED no primeiro dia de trabalho aqueles funcionários que estiverem recebendo o Seguro Desemprego. Esta situação passa a ser obrigatória a partir de 01/10/2014.

Caso você vá utilizar este campo, sugerimos que antes confira as determinações da Portaria 1.129/2014.

Empresa Responsável: selecione aqui a empresa que será responsável pelo envio das informações. Isso caso você esteja enviando informações de funcionários de diversas empresas diferentes no mesmo arquivo, ou ainda informações de uma certa empresa, mas outra empresa é a responsável pela informação (um escritório de contabilidade por exemplo).

Agrupar sob empresa código: este campo é utilizado se você estiver gerando informações para funcionários de diversas empresas sob o código de uma única empresa. Isso serve por exemplo quando a empresa matriz centraliza as informações das filiais. Neste caso, as informações ficariam agrupadas sob o código da empresa matriz.

Destino do arquivo CAGED: por padrão, o sistema de folha grava o arquivo CAGED (CGEDaaaa.Mmm) em C:\Quarta\Saída. E é deste endereço que você deve puxar o arquivo quando for importá-lo para o sistema ACI. No entanto, caso prefira, você pode alterar este endereço de gravação para outro que preferir.


PROCEDIMENTO NO SISTEMA ACI/CAGED:

  1. Acesse o sistema ACI/CAGED, clique no menu Ajuda | Sobre e confirme se a Versão é a mesma publicada pelo MTE: https://www.caged.gov.br/portalcaged/paginas/TL_downloads.xhtml

    OBS: Se precisar instalar o sistema ACI,


    Para instalar o sistema ACI (Aplicativo do CAGED Informatizado), proceda da seguinte forma:

    1. Acesse a Internet e digite o seguinte endereço: http://quarta.com.br/downloads/governo.aspx ;

    2. Clique no item ACI versão x.xx e, na tela de download, clique no botão Salvar, escolha a Área de Trabalho como destino do aqruivo;

    3. Após concluir o download, localize na Área de Trabalho o arquivo que foi baixado (Exemplo: ACI-Install.exe) e dê duplo clique sobre ele para iniciar a instalação;

    4. Na tela de instalação, basta clicar no botão Próximo até concluir a instalação.

  2. Clique no menu Arquivo | Abrir e abra o arquivo que foi gerado pela Folha;
    Exemplo: C:\Quarta\Saida\ CGED2012.M08



  3. No menu à esquerda, abra a guia Autorizado, complete o Nome, CPF e Email do Contato (essas informações não são importadas da Folha porque não existem no layout do ACI) e clique no botão Salvar;
  4. Volte ao menu, abra a guia Declaração , clique no botão Gravar declaração para envio(disquete verde no final da tela) e salve o arquivo que foi atualizado. Inclusive, ele pode ser salvo no mesmo endereço e com o mesmo nome (C:\Quarta\Saida\ CGED2012.M08);



  5. Feche a tela da Declaração, clique no menu Arquivo | Transmitir a Declaração, então, será acessado o site do MTE;
  6. No site do MTE, no menu à esquerda, selecione a opção Transmitir Arquivo, clique no botão Escolher arquivo, localize o arquivo gravado pelo ACI, digite o código apresentado e clique no botão Enviar;



  7. Agora, basta imprimir o Comprovante.


PRAZO PARA ENTREGA DO CAGED

O prazo padrão de entrega é até o dia 7 do mês seguinte ao mês de referência das informações. Essa informação pode ser confirmada no site do Ministério do Trabalho, no endereço

Se o dia 7 não for dia útil, a entrega deverá ser antecipada para o dia útil imediatamente anterior.

Segundo a Portaria 1.129/2014, obrigatória a partir de 01/10/2014, para o caso do funcionário admitido que estiver recebendo seguro desemprego, este deverá ser informado ao CAGED na data do seu primeiro dia efetivo como funcionário.

Veja mais detalhes sobre a Portaria 1.129/2014, clicando aqui.


ENTREGA EM ATRASO - ARQUIVO ACERTO

Proceda da seguinte forma:

  1. Grave o arquivo CAGED no sistema de Folha de Pagamento (clique aqui para saber como proceder);
  2. Acesse o sistema ACI/CAGED, clique no menu Arquivo | Abrir e abra o arquivo que foi gerado pela Folha;
  3. Clique no menu 'Autorizado', insira informações do contato (nome, CPF e etc) e clique em 'Salvar';
  4. Clique no disquete verde no rodapé da tela, selecione o caminho onde deseja salvar o arquivo completo e o nome do mesmo (por exemplo: Completo) e clique em 'Salvar';
  5. Clique no menu 'Arquivo | Converter para Acerto';
  6. Selecione o arquivo completo que você acabou de salvar;
  7. Selecione o mês e a competência de vigência;
  8. Clique em 'Converter';
  9. Escolha um caminho e um novo nome para o arquivo (por exemplo Acerto);
  10. Clique em 'Salvar';
  11. Para visualizar as informações importadas, selecione mês e ano de importação (no caso o corrente) e clique no menu 'Acertos';
  12. Após feita a conferências das informações, você pode transmiti-las. Para tanto, clique em 'Arquivo | Transmitir arquivo via internet';
  13. Automaticamente será aberto o site do MTE. Antes de transmitir é importante que você analise o arquivo. Para tanto, clique no item 'Analisar Declaração';
  14. Clique em 'Escolher Arquivo' e escolha o último arquivo gravado (de acerto) e clique em 'Analisar';
  15. Quando aparecer a mensagem 'Arquivo Correto', clique em 'Enviar' ou 'Enviar com Certificação Digital';

Assista ao vídeo e veja a transmissão detalhada.

Para obter mais instruções sobre este assunto, inclusive sobre o valor da multa, consulte o MTE através do telefone 158 - opção 7.


CAGED - TELEFONE E LINKS ÚTEIS

Veja a seguir algumas informações úteis: