Contrato de Experiência

Esse tutorial explica como criar um novo modelo de contrato, diferente do modelo padrão enviado com o sistema de Folha de Pagamento, como fazer alterações nesse novo modelo através do Word (Microsoft Office) e trata, por último, sobre um erro comum que pode ocorrer no momento da impressão.


Para criar um novo modelo de contrato de experiência:

  1. Acesse a pasta C:\Arquivos de programas\Quarta\Modelos\ pelo "Windows Explorer";

  2. Crie uma cópia do arquivo QifExper.doc e renomeie a cópia com o nome  desejado (por exemplo QifExper_MinhaEmpresa.doc);

  3. Abra a cópia no Word e faça as alterações desejadas, tomando cuidado para manter os campos entre «», como «NomeDaEmpresa», por exemplo. Esses campos serão preenchidos com os dados da empresa e do funcionário, no momento da impressão do relatório;

  4. Na Folha, em Relatório | Admissão, na opção "Imprimir no arquivo do Word", selecione o novo modelo de contrato de experiência (QifExper_MinhaEmpresa.doc) ao invés de usar o modelo padrão (QifExper.doc).


Fazendo alterações no contrato usando o Word (Microsoft Office):

Você pode acessar o seu contrato de experiência pelo programa do pacote Office, o Word, e fazer alterações no seu contrato usando uma ferramenta muito interessante, chamada Mala Direta. Com ela é possível realizar inúmeras alterações em seu contrato com um mínimo de trabalho. Veja como é fácil:

  1. vá ao menu 'Relatórios | Admissão...';

  2. Mais abaixo (quase no final da tela) marque a opção 'Imprimir contrato de experiência através do Word, usando o Modelo:';

  3. Na caixa de texto abaixo desta opção, deve constar, em um primeiro momento, o seguinte caminho: 'C:\Arquivos de programas\Quarta\Modelos\QifExper.doc' (esse endereço já deve estar preenchido por default pelo programa);

  4. Mantenha a opção 'Executar o Word' clicada;

  5. Clique em <Imprimir>. Neste momento o programa do Word será iniciado e o documento modelo 'QifExper.doc' será aberto dentro do programa Word.

    Vá ao menu 'Arquivo | Salvar Como...' e salve este documento com outro nome, para que as alterações feitas aqui não sejam salvas em cima do seu modelo de contrato.

Para ter o contrato todo preenchido de uma só vez, basta clicar no botão da barra de ferramentas do Word. Clicando neste botão, o contrato será automaticamente preenchido de forma completa. Clicando novamente, ele volta ao formato original.

Mas se você quer trabalhar de forma mais individualizada com o seu contrato de experiência através da ferramenta de 'mala direta' do Word, então seria interessante que alguns botões da sua barra de ferramenta fossem habilitados. Para habilitá-los, proceda da seguinte forma (dentro do Word):

  1. vá ao menu 'Exibir | Barra de ferramentas'. Dentre as opções trazidas, a opção 'Mala Direta' tem que estar selecionada;

  2. Na sua barra de ferramentas, clique na setinha ao final da barra. Ela trará a opção 'Adicionar ou remover botões | Mala Direta'. Dentre as opções dentro de Mala Direta, as que precisam estar selecionadas são as seguintes:
       - Inserir campos de mesclagem;
       - Inserir campo do Word;
       - Mostrar campos/valores;
       - Primeiro;
       - Anterior;
       - Próximo;
       - Último. 

Com esses itens na barra de ferramentas do Word, pode-se então começar a fazer alterações no contrato de forma bem prática.

Com esta ferramenta é possível inclusive incluir novos campos de preenchimento no contrato, alterar cláusulas, incluir novas cláusulas, enfim, as alterações que se queira fazer.


 
Possível erro no momento da impressão:

Quando a impressão no arquivo do Word é disparada, o sistema de Folha de Pagamento cria o arquivo Admissao.txt (na pasta C:\Arquivos de programas\Quarta\Saida\) contendo os dados que serão usados para preencher os campos no documento do Word, e quando o documento do Word é aberto ele passa a usar esse arquivo texto Admissao.txt.

Portanto, se uma nova impressão (do mesmo relatório) for disparada pelo sistema de Folha, o erro de número 70 ("Permission denied" ou "Permissão negada") pode acontecer, já que o Word está usando e bloqueando o arquivo texto Admissao.txt e o sistema de Folha está tentando excluir e criar novamente o mesmo arquivo. Nesse caso basta fechar o Word e tentar novamente.

Se isso não resolver o problema, tente excluir o arquivo Admissao.txt em C:\Arquivos de programas\Quarta\Saida\.


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