Cálculo de PLR sem IRRF

É importante entender a diferença entre a PLR que não tributa para IRRF e entre a PLR que não alcança o piso para desconto de IRRF, pois são situações bem distintas.

Essa informação é importante porque, mesmo que o valor da PLR não atinja o piso para desconto de IRRF, a PLR é um evento que tributa para IRRF e deve ser tratado como tal, bem como ser acumulado na coluna correta da Ficha Financeira para informações anuais para a Dirf. Ou seja, você precisa seguir o tutorial anterior para tratar esta informação de forma correta.

Agora, se você realmente não quer que sua PLR tribute para IRRF, independente se o valor for baixo ou alto, então você deve seguir outros procedimentos, que serão explicados a seguir:

 1º passo) Acesse o menu 'Tabelas | Eventos' e verifique qual o código de vencimento que está livre. Utilizando a numeração disponível, crie um evento para PLR, inserindo o nome que achar mais conveniente. Este evento  deve ser do "Tipo 1 - Valor" e não deve ter nenhuma tributação.  O sistema já tem um código para PLR, que é o código 023. No entanto, crie um novo código, não utilize este, pois ele pode estar preparado para tributar para IRRF de forma automática.

Observação: caso você já tenha um evento criado para PLR que seja diferente do evento 023 e deseja utilizá-lo para seu cálculo de PLR, então confira se ele está vinculado à tela de opções. Se estiver, então exclua o evento de lá. Na tela de opções é melhor que as linhas 'Base IR Participação nos Lucros' e 'IR Participação nos Lucros' não tenham nenhum código vinculado:

2º passo) Ainda em 'Tabelas | Eventos', no quadro 'Outras opções' marque o campo "Somar em Rendimentos Isentos, linha nr" com o número '07':

Este procedimento fará com que o sistema acumule o valor da PLR na tela 'Ficha Financeira | IR (ajuste anual)' na linha 07 do bloco de 'Rendimentos Isentos' (convém conferir se de fato esta é a linha correta para a informação do valor da PLR junto ao seu contador ou manual de instruções da Dirf). Devemos informar este valor neste campo porque tudo aquilo que é pago em folha para o funcionário deve ser informado na Dirf, independente de tributar para IRRF ou não, no seguinte bloco:

3º passo) Criado o evento, agora basta lançá-lo aos funcionários.

Caso o valor de PLR seja diferenciado para cada funcionário, convém fazer o lançamento individual, ou seja, funcionário por funcionário. Caso o valor da PLR seja igual para todos ou muitos funcionário, então você pode efetuar um lançamento global. Para tanto proceda da seguinte forma:

a) Acesse o menu 'Exibir | Ir para | Seleção' e no campo 'Seleção' escolha a opção para a qual você quer lançar a PLR;

b) Acesse o menu 'Funcionários | ' e no campo "Código" insira o código de PLR que você criou e preencha o campo "Duração" com 'Temporário'. Insira no campo "Valor", o último campo desta tela, o valor que será pago de PLR aos funcionários e clique em <OK>.

Neste momento o sistema irá lançar a PLR no valor estipulado acima para todos os funcionários do campo 'Seleção'.

Após ter lançado o evento para todos os funcionários, basta calcular a folha, através do menu 'Cálculos | Folha' e clicando no botão <Iniciar>. Depois imprima um relatório através do menu "Relatórios": pode ser o Folha de Pagamento e/ou o de Recibo de Pagamento.

Caso queira uma folha exclusiva para PLR, acesse o ajuda anterior de PLR e escolha a opção Pagamento da PLR em Folha exclusiva e siga os mesmos procedimentos.


Para verificar mais informações e detalhes sobre o bloco de Rendimentos Isentos da Ficha Financeira, clique aqui.
         Para voltar à tela de ajuda anterior de PLR com tributação para IRRF, clique aqui.