Segurança e Saúde QuartaRH

Bem-vindo à Ajuda do Segurança e Saúde

O módulo Segurança e Saúde é composto de históricos e campos que permitem a elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), além de possibilitar o gerenciamento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e dos mandatos e membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Para a emissão do PPP, que foi instituído pela Instrução Normativa Nº 99, de 5 de dezembro de 2003, o sistema conta com os seguintes históricos: CAT (Comunicações de Acidente de Trabalho), Lotação e Atribuição, Exposição, Exames Médicos e Profissiografia, permitindo, portanto, o preenchimento e gerenciamento do histórico-laboral pessoal dos colaboradores, administrando informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho.

Essas informações são usadas para orientar o processo de reconhecimento de aposentadoria especial, em programas de reabilitação profissional e para subsidiar o reconhecimento técnico das causas em benefícios por incapacidade.

Para o gerenciamento dos EPIs o sistema dispõe um histórico de equipamentos entregues ao funcionário e relatórios de equipamentos entregues e a vencer, além de um recibo de entrega, atendendo à exigência da Norma Regulamentadora Nº 6. Também é possível gerenciar uniformes e afins.

O sistema também possibilita o cadastramento de mandatos da CIPA e seus respectivos membros, ou candidatos a membros, visando atender às exigências da Norma Regulamentadora Nº 5.

O banco de dados utilizado pelos programas para RH da Quarta Informática é único,  ou seja, não importa em que módulo você esteja, você estará sempre no mesmo banco de dados. Isso traz algumas vantagens bem importantes, por exemplo, a possibilidade de cadastrar um funcionário em qualquer dos módulos. Se você quiser saber mais a respeito veja Entendendo o banco de dados.

A seguir, os históricos que compõem o PPP.

CAT:
Histórico sobre as Comunicações de Acidente de Trabalho registradas pela Previdência Social.

Lotação e Atribuição:
Histórico de lotação e atribuições do funcionário por período.

Exposição:
Histórico sobre a exposição do trabalhador a fatores de riscos ambientais, ergonômicos, por período, ainda que estejam neutralizados, atenuados ou exista proteção eficaz.

Exames:
Histórico dos exames médicos, clínicos e complementares do trabalhador.

Profissiografia:
Histórico da profissiografia do trabalhador, por período.